[Resenha] Gaku – O valor da vida

Gaku, de 2011, é um filme baseado no mangá de Ishizuka Shinichi, serializado na Big Comic Original desde 2003 e finalizado em 2012 com 18 volumes. A história mostra o trabalho de um grupo de resgate nas montanhas. Estrelando Oguri Shun como Shimazaki Sanpo, um homem bom e inocente que não faz parte do grupo de resgate, mas praticamente mora nas montanhas. Na verdade, em uma cena o chefe do grupo de resgate diz que ele mais parece fazer parte da montanha do que viver nela.

Estrelando também a atriz Nagasaki Masami, como Shiina Kumi, uma novata na equipe de resgate e filha de um antigo membro do grupo que morreu enquanto resgatava uma pessoa.

Kumi e Sanpo.

O filme todo basicamente mostra o trabalho das pessoas que fazem resgate nas montanhas e o que eu posso dizer é que com certeza não é um trabalho fácil. Logo na primeira cena do filme vemos um homem que escorrega montanha abaixo e acaba numa situação muito legal xdxd.

Por sorte, Sanpo estava por perto para salvá-lo. Essa é uma cena muito bonita, pois Sanpo diz para o homem olhar para o céu e ver o quanto ele é azul. Ao perceber a felicidade por estar observando algo tão trivial como o azul do céu, que só possível por estar vivo, o homem sorri.

Sim, isso é um sorriso.

O filme começa nesse tom mais leve e feliz, mas logo te dá um tapa na cara, mostrando o porquê desse trabalho ser difícil. Que é lidar com o fato de que nem todos podem ser salvos.

A história traz ainda uma lição inesperada, mas muito bem colocada, que é a importância de uma boa alimentação. Sanpo diz que mesmo quando coisas ruins acontecem, ele não pode deixar de se alimentar bem, pois ele não sabe quando vai precisar salvar alguém e ele precisa estar sempre preparado e bem disposto.

Eu achei o filme totalmente incrível, com certeza é um dos melhores que já vi na vida. Além do fato de mostrar a realidade de uma profissão muito importante, o filme traz uma lição sobre a vida. Quão importante é lutar para sobreviver e que nem uma vida deve ser abandonada.

“Qual é a única coisa que você não deve esquecer em uma montanha?”

Sanpo faz essa pergunta quando está treinando Kumi e ela responde “lixo”, ele diz que o lixo também, mas existe algo mais importante. E o que é esse algo mais importante? Assista e você vai ver.

Oguri Shun mostra uma ótima atuação, assim como em seus outros filmes ou séries. Shun já mostrou sua capacidade de interpretar diferentes tipo de personagem, seja um delinquente sério como Genji, em Crows Zero e Crows Zero 2 (outros filmes que eu indico) ou seja como um homem feliz como em Binbo Danshi e Gaku, cujos personagens creio eu que combinem mais com ele.

Além da história e dos personagens serem muito bons, os lugares escolhidos para a filmagem são completamente incríveis. Me fizeram ter a vontade de escalar uma montanha, mesmo com o medo de morrer a qualquer momento.

Gaku é um filme maravilhoso, infelizmente nenhum fansub brasileiro o dublou até agora, mas você pode assistir o filme online com legendas em inglês se procurar um pouco e pode baixar o torrent e a legenda aqui.

Anúncios

2 Respostas para “[Resenha] Gaku – O valor da vida

    • De nada! Eu não li o mangá, mas posso te dizer que o filme é incrível (como já disse no post). Assista e depois se puder vir até aqui comentar o que achou vai ser muito legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s