[Resenha] Rookies – O baseball é tudo que nós temos.

ROOKIES

Rookies é um mangá de Masanori Fuckin’ Morita, publicado na Weekly Shonen Jump entre 1998 e 2003, totalizando 24 volumes, chegando a ocupar o nono lugar de mais vendido da Jump, vendendo 2.765.163 de exemplares! Em 2008 ele tomou um rumo diferente da maioria dos mangás da Jump e recebeu uma adaptação para dorama (uma espécie série/novela japonesa) com 11 episódios e 1 especial e em 2009 esse dorama ganhou um filme.

Bom, como eu ainda não li o mangá, falarei sobre o dorama que deve ser igualmente incrível.

2

A história de Rookies é sobre um clube de baseball que parece ter saído de Suzuran (a escola cheia de delinquentes do mangá Crows), o time é quase todo formado por delinquentes, com exceção de Mikoshiba Tohru, o fundador do clube, que é garoto sensível e chorão.  Esse clube de baseball foi banido do campeonato porque seus membros começaram uma briga no meio de um jogo. Isso também fez com que quase todos passassem a teme-los e desprezá-los.

Até o dia em que o professor Kawato Koichi é convidado para lecionar na escola Futakotamagawa, e se torna responsável justamente pela classe onde estão todos os delinquentes. Kawato descobre a história do clube de baseball e tenta os fazer a jogar baseball novamente, mas os garotos acham que isso seria apenas um esforço inútil e recusam qualquer chance de voltar ao campo de baseball. Vendo que Kawato não desistiria de fazê-los jogar baseball mais uma vez, os delinquentes tentam obriga-lo a sair da escola, revelando seu caso de agressão a um aluno em sua antiga escola depois foram todos para o programa da Marcia. O professor disse que se arrependia do que fez e ele já havia sido devidamente punido pelo que fez, mas mesmo assim não desistiria de seus alunos pelo fato de eles estarem com medo de encarar a vida e tentar mais uma vez e que faria todos sorrirem juntos na formatura.

"Olha moleque, para com essa tua frescura se não vou enfiar essa bola no..."

Kawato: “Olha moleque, para com essa tua frescura se não vou enfiar essa bola no teu…”

Kawato aos poucos e depois de vários problemas vai conquistando cada um de seus alunos, que passam a compartilhar o mesmo sonho: participar do Koshien (campeonato de baseball estudantil que é muito famoso no Japão, você já deve ter ouvido falar).

A história de Rookies fala basicamente sobre isso, um professor fazendo tudo que pode pelo bem de seus alunos.  Talvez você tenha pensado que já viu isso se já acompanhou GTO e/ou Gokusen, mas Rookies não é simplesmente isso. Eu disse que era basicamente isso.

Rookies, além de ser uma história sobre a relação professor-aluno, é uma história sobre sonhos e como eles são frágeis. Em um post recente daqui sobre Naruto foi dito que os sonhos não determinam quem somos, mas o que determina são os acontecimentos do decorrer da vida.  Rookies expressa isso de uma maneira bem mais óbvia que Naruto. Os membros do clube de baseball, ao verem seu sonho arrancado de suas mãos e não poderem fazer nada, desistiram daquilo que talvez fosse a coisa mais importante para eles, o baseball.  Mas com a ajuda de seu professor, eles conseguiram superar os muitos obstáculos impostos em seus caminhos e seguir seu sonho.

24

GO! NIKOGAKU! GO!

Os personagens são provavelmente melhor explorados no mangá, porque no dorama apenas alguns foram bem aprofundados, como o Ace do time hehe Aniya, o chorão Mikoshiba, o gigante incompreendido Shinjo e o professor que está sempre sorrindo, Kawato.  Em alguns momentos você vai ter raiva dos alunos de Kawato, porque ele tenta ajudar e eles sempre fazem alguma coisa que faz com que quase todo o esforço dele se perca. Mesmo assim, o dorama não deixa nada a desejar, ele emociona, te faz rir e te faz torcer pelo time de delinquentes.

Aniya: "meu irmão vai ser o rei dos piratas"

Aniya: “meu irmão vai ser o rei dos piratas, morô?”

O elenco do dorama conta com ótimos atores (não, o Shun Oguri não está nesse dorama) como Takeru Sato (que interpretou Koyuki no filme de Beck e interpretou Kenshin no filme de Rurouni Kenshin), Takaoka Sousuke (que interpretou Izaki em Crows Zero e é um dos meus atores favoritos), Kiritani Kenta (que fez parte do elenco de Crows Zero também e interpretou Chiba em Beck e Billy em Solanin e é outro de meus atores favoritos) que interpreta o melhor personagem do dorama, entre outros. Além disso o dorama foi muito bem premiado e 2008, ganhou uns 5 prêmios, inclusivo o de melhor dorama de 2008.

1

Rookies_24

“AQUI É CORINTHIANS!!!!!”

Bem, se você gosta de baseball, gostou de GTO e/ou Gokusen, gosta das obras do Morita ou gosta de mangás de delinquentes ou de esportes, assista e leia Rookies, vale muito a pena. Eu assisti tudo em menos de uma semana e ficava sorrindo no fim de cada episódio. Apesar de ser cheia de conflitos, você se sente bem ao ver a série porque ver os personagens lutando pelos seus sonhos e chegando cada vez mais perto te deixa feliz.

Talvez para alguns Rookies seja um mangá shonen de esporte pastelão que quer te fazer chorar e rir e ter alguma ação, mas com certeza ele é um ótimo mangá e o dorama não é nem um pouco abaixo disso. Rookies com certeza é o melhor dorama que eu já vi, tudo bem que vi poucos, mas é o melhor. Você pode baixar o dorama em inglês aqui, pode assistir online em inglês aqui e ver o filme online aqui, baixar o mangá em português aqui e ler online em inglês aqui.

Eu recomendo Rookies para qualquer um, se você gosta de doramas, assista esse. Se nunca viu doramas, tente começar por esse. Se não gosta de doramas e acha os atores japoneses forçados e ruins, leia o mangá. Eu não vou dizer que essa é uma obra indispensável, eu não dito regra nenhuma, mas se você ler ou assistir Rookies, você com certeza vai gostar.

"Floresçam em seus sonhos! Brilhem no amanhã! Rumo ao Koshien!" Por Kawato Koichi

“Floresçam em seus sonhos! Brilhem no amanhã! Rumo ao Koshien!” Por Kawato Koichi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s